[PRIMEIRAS IMPRESSÕES] Como as Folhas de Outono - Gama, Jairo Rafael

By Unknown - 19:07

Boa noite com Primeiras Impressões desse livro do nosso autor parceiro Jairo Rafael Gama! ;)
Espero que vocês aproveitem!



SINOPSE: Em um dos livros que compus, falei sobre a enigmática estação das flores. Agora ouso, mais uma vez, usar como fonte inspiradora para esta nova obra que escrevo mais uma das estações do ano. Qual será?... Trago aqui em evidência o outono, pois passei a observar suas características marcantes, porém, quase imperceptíveis; nele enxerguei detalhes que nos dão uma grande lição sobre a vida.

(...)As velhas folhas vão se desprendendo dos galhos das árvores. É como se elas obedecessem a uma voz desconhecida e inaudível para nós, que comunica a elas que é hora de partir. (...) Traduzirei neste livro em algumas simples e calorosas palavras as observações que fiz sobre esse acontecer glorioso que nos levarão a compreender um pouco mais a vida, nos convidando a revolucionar o nosso "ser".




Comecei a ler esse livro há uns quatro dias. Logo que resenhei "Tenebris" comecei outras leituras de parceiros. De início fiquei um pouco preocupada por não ser um gênero que eu gosto. Visto que é um livro de não-ficção, que fala sobre reflexões da vida através de como as folhas caem no outono. Então, entrei na leitura focada em descobrir o público-alvo do livro, em via de ler com um pensamento mais puxado para esse público e não deixar que meu preconceito ou desinteresse atrapalhassem a leitura.

Por enquanto eu não estou gostando. Fui até o final do terceiro capítulo (mínimo de leitura para o post de Primeiras Impressões) me arrastando e com uma sensação de que eu realmente não conseguiria chegar até lá. Vamos aos pontos positivos e negativos, para que eu não me alongue muito nas minhas opiniões puramente pessoais.

Até então eu percebi que o autor tem uma ótima narrativa, se você está interessado no assunto com certeza vai ficar preso à leitura. Percebi isso pelo próprio prefácio. Os capítulos são separados por temas, o que ajuda o leitor. Há pessoas que preferem ler esse tipo de livro aleatoriamente, ou por partes. Então você tem essa opção, visto que logo no índice você pode ver os temas dos capítulos. Ao abrir no capítulo ou na seção de algum tema específico você tem uma citação inicial (na maioria) e já entra na leitura com alguma ideia sobre o que lerá em seguida.

Os pontos negativos são que o narrador tem um modo de falar um pouco irritante, pois ele fala como se fosse detentor de uma sabedoria enorme e nós somos seus alunos que não sabem nada. Então fico muito incomodada pelo tom presunçoso que sinto ao ler. Ele faz uma pergunta do tipo "Você já...?" e assume de cara que nunca fizemos ou refletimos sobre o que ele pergunta. Já respondi "sim" em várias de suas perguntas em que ele assume que não. Sinto como se o autor/narrador estivesse subestimando a capacidade de entendimento de seu leitor. Outro fator que está empacando um pouco minha leitura é que o narrador constantemente repete os conceitos já abordados (alguns já abordados no prefácio!). Imagino que seja com objetivo de reforçar ou lembrar o que já foi dito, mas para alguém que está lendo página a página, e não aleatoriamente, isto fica cansativo. Leio um parágrafo e no próximo ele praticamente diz o mesmo, com uma paráfrase ou algumas palavras a mais.

Agora, um ponto negativo (na minha visão), mas positivo (na visão do que imagino ser o público-alvo do autor) é que o autor/narrador utiliza muitas referências religiosas. Muitas vezes incentiva o leitor a se tornar uma pessoa melhor pois Deus nos fez para sermos bons, ou algo similar. Acredito que isso revela muito do autor, é claro, e acredito que o público-alvo dele sejam pessoas mais religiosas e de fé, então não acredito ser algo negativo completamente. O que me incomoda nisso é que eu não sou uma pessoa que gosta de ler sobre religião ou com referências religiosas desse tipo, mesmo sendo alguém praticante de religião. Então na minha cabeça continuo imaginando um pastor ou alguém dessa área dando um sermão, e não um narrador de livro de reflexões comum.

O livro é recomendado principalmente para pessoas que desejam uma outra visão da vida e suas mudanças, e que tenha uma fé cristã bem baseada.

Espero que tenham gostado do post, estou com foco e força para continuar a leitura e espero sinceramente que os assuntos sejam mais interessantes. Até agora consegui marcar algumas citações, sim; tem alguns parágrafos que concordo com ele em alguns pontos, mas tem muitos que eu não consigo ler sem suspirar. Então, vou voltar para a minha leitura, pois me comprometi com esse acordo, e trarei a resenha com minhas opiniões finais daqui alguns dias!

Obrigada! Curtam, comentem e compartilhem ;)

  • Share:

You Might Also Like

0 comentários