[RESENHA #41] Aika, A Canção dos Cinco - Lemos, Lúcia

By Soul dos Livros - 20:00

Boa noite, leitores!

Como vocês sabem, terminei este livro dia 26! Foi um dos poucos livros que li em Fevereiro, e admito me arrepender por não ter conseguido ler antes. Obrigada mais uma vez à linda da Lúcia Lemos, pelo carinho e pelas conversas! :)

Para a bat-resenha!! (sim, ouço o toquezinho toda vez que escrevo isso)



ONDE ENCONTRAR: AMAZON - SKOOB

SINOPSE: Gattai é um mundo fantástico assolado por estranhas catástrofes naturais e uma interminável guerra entre as raças que o habitam. Em meio ao caos, surge um guerreiro com asas de Fênix destinado a trazer o equilíbrio entre a natureza e suas criaturas. Porém, ele foi amaldiçoado por um terrível demônio que devora sua alma. A única pessoa que pode salvá-lo não pertence à Gattai, e sim ao nosso mundo: Aika Akatsuki dos Anjos, uma estudante japonesa mestiça, nascida no Brasil e grande fã de histórias de magia e fantasia. A jovem que enfrenta diariamente a dura rotina de estudos e discriminação por sua ascendência vê sua vida transformada com a descoberta da existência de Gattai e de seu grande ídolo. E para salvá-lo, ela terá que enfrentar seus medos, atravessar um portal mágico, lutar contra terríveis criaturas… tudo isso sem ser reprovada no ensino médio. Aika voará em dragões, aprenderá o que é realmente uma guerra e lutará para salvar o herói não apenas de grandes inimigos, mas também de si mesmo.




Muito bem, estou aqui para desmentir algumas coisas que eu disse nas minhas Primeiras Impressões! O livro é, sim, profundo! Quase chorei com ele? Sim! Fiquei mal depois de conhecer o passado de algumas personagens? Quase de cama! Agora que já desabafei, vamos para a resenha mais detalhada, rs. ;)

O livro conta basicamente a história de Aika e Kurikara - vocês podem ter um pouco mais detalhado o início dele através do último post sobre ele - e sobre como Aika decide ir para Gattai para salvar seu herói maravilhoso de seu mangá favorito, que descobre ser real! Como eu imaginei o livro acabou ficando um pouco confuso no início, porque o estilo da escrita pedia uma casualidade maior do que um livro propriamente dito ás vezes fornece. Como disse, o mangá ele acaba trazendo aquele tom de "liberdade" maior que o livro, pois o livro tende a chamar para si algumas responsabilidades como: não parecer cliché, ou ter mais explicações, etc. Porém, acredito que "Aika - A Canção dos Cinco" tem muito a oferecer e por si só (principalmente por seu tema inicial) já cria a atmosfera de descontração na leitura. Talvez alguns leitores mais conservadores sentirão estranheza pelo modo da história, mas dá para abstrair se a vontade for boa.

A história se aprofunda muito mais conforme vamos lendo, vemos mais detalhes da maldição de Kurikara, a relação entre as pessoas e o próprio mundo de Gattai. Achei interessante como a autora usou o fato de o mangá e anime de Kurikara existir no mundo de Aika (o nosso) para não ter que explicar muitas coisas que precisariam de mais detalhes. A própria história de Kurikara e seus amigos - Riko e Ikura - antes de Aika entrar na vida deles é contada superficialmente por partes de diálogo ou flashbacks. Por falar em flashbacks, que passado terrível este nosso principal recebeu!

Nossa autora Lúcia Lemos tem referências nítidas do mundo dos mangás e animes contendo - estas sendo só as que eu notei - a série "Supernatural", o mangá e anime "Fullmetal Alchemist" e uma inspiração profunda através do mangá e anime "Samurai X" (ou, "Rurouni Kenshin")! Digo inspiração profunda porque, além de eu ter conversado com a autora ao notar a referência, o passado pesado e tenso de Kurikara imediatamente me relembrou o que o princial Kenshin Himura passa (só que elevado à tripla potência). Assim que li o capítulo sobre isto - que é composto de cenas tensas e muito bem construídas e pesadas - fui falar com meu namorado sobre como ela tinha conseguido ser ainda pior que o autor do querido Kenshin, rsrs. Sim, sou muitíssimo fã também.

Acredito que a minha quedinha por esse universo dos mangás e animes tenha me influenciado muito na leitura dessa aventura fantástica. Fiquei encantada com a complexidade do mapa e sociedade de Gattai, realmente quero saber mais sobre isto; achei um pouco falha a história da segunda personagem de mangá que aparece (vou me conter para não dar spoilers), pois falta muito a ser explicado, mas outros acontecimentos me surpreenderam e a construção das cenas realmente se assemelha ao gostinho que se tem de ler capítulos de mangá.

Realmente não gostei de como há exclamações na narrativa, pois eu sentia algumas empacadas na minha leitura quando via uma, mas foi algo que consegui abstrair conforme fui passando. Achei as personagens muito legais, cada uma tinha sua particularidade e o leitor não demora nem um pouco para identificá-las. A personagem principal Aika é extremamente bem construída, com evoluções por todo o livro e cada sentimento seu mexe com o nosso.

Gostei muito de como a autora demonstrou os preconceitos e alguns fatores da cultura japonesa, usando nomes originais em japonês, explicações e muitas notas de rodapé em via de esclarecer o máximo possível ao leitor cada significado. De início achei que ela deveria ter escrito em português, pois seria mais fácil, mas imediatamente depois percebi que isto dava uma personalidade totalmente diferente ao texto. E o japonês nos encantamentos e outros nomes de animais e demônios certamente potencializou a sensação de imersão em um universo desconhecido.

Acho que não tenho uma opinião completamente formada sobre o vilão, Yami-no-Yaku, mas com certeza estou com as expectativas altas, porque em momento algum ele se mostrou fácil, ou nada mais que extremamente cruel. Cada ação em que vemos sua assinatura está sempre carregada de pesar, tristeza e morte. Ele se mostrou calculista e estratégico, e estou curiosa para saber mais. Tem potencial para ser um vilão digno de nosso ódio, daqueles que embora odiemos, reconhecemos que é um inimigo sensacional.

Vou deixá-los por aqui, com esse gostinho de quero mais, porque já falei bastante! Espero que tenham se interessado pelo livro, recomendo muito para quem quer uma história divertida e cheia de tensões ao mesmo tempo. É uma fantasia com grande potencial, estou ansiosa para o segundo livro.

Muito obrigada!

  • Share:

You Might Also Like

1 comentários

  1. Aiin que massa, não conhecia esse livro
    ando tão sem tempo de ler, ou de pesquisar por coisas novas, que ja to ficando doida
    haha

    beijão, jeh
    http://colecionadoresdelivross.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir