[RESENHA #34] Um Estudo em Vermelho - Doyle, Arthur Conan

By Soul dos Livros - 20:00

Boa noite, leitores! :) Sim! Eu finalmente li um livro do Sherlock Holmes! 19 anos pode ser muito, mas antes tarde do que nunca!

No box que eu comprei no dia das crianças tem certinha a ordem de publicação de cada livro, especificando até os que são romances e os que são contos! Então, terá Sherlock Holmes no "Eu e os Contos" também! Hoje também começo a mudar o estilo do posts. Vou sempre apresentar a sinopse do livro antes para vocês. Com o tempo vou atualizando os posts antigos com esse jeito também. Agora vamos ao que interessa!

(foto temporária)


SINOPSE: 'Um estudo em vermelho' é a primeira história de Sherlock Holmes e o primeiro livro publicado por Sir Arthur Conan Doyle (1859-1930). Muito menos do que um livro de estréia, esta história nasceu clássica, com seu ritmo vertiginoso de suspense e mistério que consagraria seu protagonista Sherlock Holmes como o mais apaixonante e popular detetive da história da literatura. 'Um estudo em vermelho' propõe um enigma terrível e invencível para a polícia, que pede auxílio a Holmes - um homem é encontrado morto, sem ferimentos e cercado de manchas de sangue. Em seu rosto uma expressão de pavor. Um caso para Sherlock Holmes e suas fascinantes deduções narrado por seu amigo Dr. Watson, interlocutor sempre atento e não raro maravilhado com a inteligência e talento do detetive.





Bem, como a sinopse descreve, esse é a primeira das histórias de Sherlock Holmes, e foi publicado em 1887! Eu nunca tinha lido nada do Arthur Conan Doyle. Sherlock Holmes é aquela história/personagem que você conhece e já viu várias coisas sobre, mas até hoje nem sei como ou por que! Visto que eu nunca li histórias sobre! Mas se algum dia eu descobrir onde foi que aprendi sobre Sherlock Holmes, eu também serei capaz de lembrar do meu primeiro tombo. O que não é algo muito fácil, então deixa clara a probabilidade de isto acontecer, rsrs.

Fiquei mais que impressionada por ter gostado. Admito! Pensei que eu ia ler e achar chato e entediante. Tinha aquela impressão que, por ter visto somente em filmes e similares, eu acharia a escrita anterior demais e acabaria por ficar entediada pelo modo "antigo" de narrar ou algo parecido. Bem, isto definitivamente não aconteceu! Realmente me diverti e admito que conseguia enxergar o Sherlock da série recente (BBC) também, o que não me atrapalhou nem um pouco, visto que o adoro. O único momento que realmente tive que me esforçar para continuar foi quando a narrativa foi para o homem no deserto. Mas depois você fica com um olhar completamente diferente do caso final, então no final de tudo eu acabei por amar o estilo que Doyle escolheu para narrar a história interna das personagens!

Sherlock Holmes é um investigador que usa o método de dedução para entender cada pedacinho de seu caso e compreender o acontecimento de forma total. Como Watson também é um leigo nesse mundo do amigo, temos a chance de entender o processo de Holmes conforme este o explica para o médico! Esta foi uma ótima jogada do autor, devo dizer. Difícil achar alguma falha grande nessa história. Gostei muito de tudo.

Quero saber mais sobre Sherlock e sobre o Watson. Quero ler todos os livros e saber todas as histórias, mas tenho que me concentrar na faculdade. De pouquinho em pouquinho vou tentar postar resenhas de todas as histórias de Doyle aqui! Espero que tenham ficado tão interessados quanto eu vão logo para a biblioteca mais próxima experimentar o universo investigativo de Sherlock Holmes!

  • Share:

You Might Also Like

1 comentários

  1. o único livro que li de sherlock foi esse até agora...

    Ain meu Deus é muito livro pra pouca vida.


    haha beijooos

    http://colecionadoresdelivross.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir