[EU E OS CONTOS #1] Edgar Allan Poe

By Soul dos Livros - 20:13

Boa noite!

Vamos falar desse moço aí que quem nunca leu certamente ouviu falar!



Edgar Allan Poe foi um autor, poeta, editor e crítico literário nascido nos EUA em 1809. Viveu até 1849 e várias obras se tornaram mais que conhecidas. Mais de vinte contos e vários poemas, com a predominância do gênero gótico em sua escrita.






Eu nunca tinha lido Edgar Allan Poe, porque sempre tive uma visão de que ele era um escritor muito depressivo e que escrevia contos de terror, rsrs! E terror não é meu gênero favorito, né? Bem, a parte do depressivo talvez seja mantido ainda, mas nem todos os contos dele são sobre terror, exatamente.

O conto que li dele, principalmente, (outros foram mais trechos ou ouvindo minha professora contar) foi o "O Barril de Amontillado". Eu tive uma primeira impressão desse conto bem ruim, porque tinha na minha cabeça que o Poe (mesmo que fosse chato) era tão famoso que ele deveria ser um escritor incrível, e acabei lendo com expectativa exacerbada, eu acho. O conto te diz o que vai acontecer logo que começa. E estranhamente, também não conta nada. Só entendemos que existe esta personagem Montresor que quer se vingar de Fortunato, que (não sabemos como ou se intencionalmente) o envergonhou ou insultou. E sabemos que ele tem esperado e ansiado por isso com todas as fibras de seu ser. E que planejava com muito gosto essa sua vingança. (Sim, o Montresor é um psicopata. rsrsrs)

Quando terminamos de ler temos o final "esperado". Entre aspas porque o quê do conto é justamente COMO Montresor pretende se vingar, e como Fortunato falha em perceber o que ocorre mesmo com todos os sinais tanto de Montresor quanto do ambiente em que é levado lhes dão. Montresor convida o amigo para experimentar um barril de Amontillado, certo tipo de vinho, e a vaidade de Fortunato como conhecedor de vinhos o cega da possibilidade de ser uma armação.

Eu achei muito interessante quando eu reli, porque consegui perceber várias coisas interessantes sobre cada uma das personagens. E é muito legal como Poe se empenha em construir contos que possam ser lidos "em uma sentada", ou seja, no máximo em 1h! A montagem da narrativa é emocionante e tensa, e recomendo este em específico para quem gosta de uma angustiazinha, rs.

Obrigada pessoal ^^ espero que tenham gostado!! Amanhã volto com outro autor!!


  • Share:

You Might Also Like

1 comentários

  1. hahaha, eu não sei se gosto de uma angustiazinha, mas fiquei curioso em ler qualquer coisa do Edgar.

    ResponderExcluir