[EU E OS CONTOS #3] Tchekhov

By Soul dos Livros - 09:18

Falando um pouco sobre Tchekhov! O primeiro conto que li desse autor foi “A Angústia”, junto com mais um: “O Bilhete Premiado”.



Tchekhov (Anton Pvlovitch Tchekhov) foi um escritor, dramaturgo e médico nascido na Rússia em 1860. Viveu até 1904 e suas obras são famosas por serem baseadas em acontecimentos que “não acontecem”, que não são extraordinários, pois são parte do cotidiano. Escreveu alguns ensaios e novelas, peças, mas o que mais fez foram contos! Seus contos tem um toque muito forte em trazer algo “conhecido” das pessoas para uma outra visão.



O conto “A Angústia”, por exemplo, conta de um homem que sofre pela perda do filho e que a todo momento na história tenta conversar com alguém sobre isto, sentindo a solidão e a angústia de ninguém escutá-lo – ele é do campo e está sozinho na cidade, sua família estando na vila. No final, só encontra conforto na companhia de seu velho cavalinho. A história é muito linda e eu admito que quando me voluntariei para ler para a professora (ela escolheu duas pessoas para ler para a classe) tive que me segurar para não perder o controle das lágrimas. Mas essa sou eu, claro. A história é muito bonita, muito recomendo.

O outro conto “Bilhete Premiado” conta algo bobo, do ponto de vista dos escritores mais “renomados” por ser um momento em que um casal confere o jornal em busca do número de seu bilhete de loteria. O marido vê o número de série do bilhete que foi sorteado e os dois começam a sonhar sem antes ver se era de fato o número de bilhete deles. E enquanto imaginam o marido começa a ver lados ruins de todo aquele dinheiro. Ele queria viajar, mas sem a esposa enchendo o saco; acha que a esposa provavelmente esconderá todo o dinheiro dele e lhe dará só merrecas. E assim, o final é surpreendente porque ele acaba por se vangloriar ao não ser o bilhete deles que foi sorteado, como uma vingança contra a mulher.


Eu adorei o autor, realmente me diverti com seus contos, espero que se interessem e leiam!! Espero que tenham gostado ^^ Até!!

  • Share:

You Might Also Like

0 comentários