[RESENHA #68] Entre Acordes - Carducci, Cássia

By Soul dos Livros - 15:43

Boa tarde, leitores!!

Durante a faculdade de Letras leio tantos artigos, textos, livros, contos, mais por que devo do que quero, que minhas leituras por prazer começaram a rarear cada vez mais. "Entre Acordes" foi aquela história que comecei a acompanhar porque vi uma notificação do Wattpad e me interessei. Foi aquele romance leve que eu decidi ler enquanto a linda Cássia Carducci lançava.

Por ter sido lançado a poucos capítulos por semana, dava tempo de sentir saudade da história e devorar o capítulo quando este saía, sem me sentir culpada por investir meu tempo (que deveria estar sendo usado para os tantos artigos) com a história rs. Adianto que não me arrependi nem um pouquinho por ter feito esta escolha. E me aproximando do final eu mal podia aguentar a espera para conseguir o próximo capítulo, participando ativamente dos desafios de Cássia ("se alcançar X comentários eu lanço outro" - lá ia eu, comentando, participando, desesperada por mais uma linhazinha dessa história).

Bom, vamos então? Hoje teremos resenha SEM spoilers!!



NOTA: 5/5       CAPÍTULOS: 

SINOPSE: Depois de perder a irmã gêmea em um acidente, Charlotte Howell tentou reconstruir sua vida, retornando à rotina. Ela podia quase jurar que nenhuma outra coisa ruim lhe atingiria, até que encontra seu namorado traindo-a com sua melhor amiga.
Sozinha na faculdade, sem amigos e com os pais fora do país, ela encontra apoio em braços tatuados, olhos carinhosos e cabelos coloridos: Logan Oaks é o melhor amigo de Chase, ex-namorado de Charlie. Honestamente, a última pessoa a qual ela imaginaria receber ajuda.
A aproximação dos dois mostrará que, em meio ao caos, conseguimos nos deparar com pessoas que nunca encontraríamos se continuássemos na tranquilidade de sempre e que há música mesmo nos dias mais turbulentos.
“Afinal, amanhã é outro dia”.
É com esse pensamento e com a companhia de Logan, que Charlie segue em frente, se espelhando em sua personagem favorita, Scarlett O’Hara, e buscando forças nas páginas de seu exemplar velho de E o vento levou. 


ONDE ENCONTRAR:  WATTPAD  (DEGUSTAÇÃO) AMAZON (E-BOOK)


As histórias de Cássia Carducci são sempre caracterizadas pelo temas relacionados a amor muito bem trabalhados, isto é algo que não se pode discordar. Como esperado, em "Entre Acordes" encontramos personagens profundos e cheios de motivações.

A autora escolheu o modo de agir de cada um dos personagens com cuidado e sempre buscando passar uma mensagem. Ou melhor, várias mensagens. Vemos como o amor pode ser profundo e puro; o que uma verdadeira amizade deve envolver; como o amor pode ser algo precioso, mas o amor-próprio deve vir primeiro... Entre tantas outras mensagens que só entenderão após ler esta história.

Bem, Charlotte Howell (ou Charlie) possuía uma irmã gêmea, Lauren, e a perda desta em um acidente de carro - no qual Charlie era a motorista - a afeta profundamente. Só por este começo e este passado que envolve a personagem, a narrativa exigirá muita sensibilidade por parte do leitor e do autor ao prosseguir. O livro já começa com o flashback deste acidente e que vai envolver o fundo da história de uma forma muito interessante. Ao invés do simples cliché de superação de um trauma, Charlie passará por muito mais. A culpa que sente desde aquela fatídica noite lhe envolve de tal forma que sua personalidade e seus sonhos se voltam para a "compensação" que pensa ser necessária para que possa se perdoar. Porém, a própria Charlie não tem noção de que isto tudo está à sua volta. Será somente o amor puro de Logan Oaks que a fará realmente entender o que é ser livre e dona de si mesma.

"O que veio a seguir foram os estrondos seguidos de gritos e por fim, o silêncio. E o silêncio, às vezes, pode ser tão perturbador quanto o barulho. É o silêncio que não sai da minha cabeça desde então."

A história em si começa quando Charlie chega na casa do namorado, Chase Sunders, e o encontra transando com sua melhor amiga, Miranda Levi, em plena sala. Pior é perceber que eles faziam isso já havia muito tempo. Seu mundo vira de cabeça para baixo quando as únicas duas pessoas que Charlie tinha na cidade (onde estuda) como companhia a traem desta forma cruel. É Logan que a ajuda a sobreviver à solidão. É neste processo que o leitor começa a perceber como Logan traz sentimentos por Charlie já há um bom tempo, contendo-os desde que ele a conhecera, como namorada de Chase.

"Meus olhos brilharam para ela no instante em que a vi. (...) Mas o que mais me encantou com certeza foram os olhos, não por serem verdes, mas sim pelo brilho que havia neles. (...) Eu sempre tive absoluta certeza de que o mundo parecia melhor através daquelas lentes."

Logan Oaks é o personagem mais príncipe-rebelde possível. E embora pareça que estou tirando sarro disto, devo dizer que estou impressionada. Por que? Bem, me aguentem enquanto eu explico. Sinceramente, sou da opinião de que não existe pessoa perfeita. E muitas vezes, os autores e autoras equivocadamente pensam que tornar o personagem o mais perto da perfeição possível é o melhor para encantar seu público e fazer um bom personagem. E eu não concordo nem um pouco. As pessoas são imperfeitas, por isso, são incríveis e a descoberta de cada particularidade de cada ser humano é incrível.

Porém, Cássia Carducci tem um objetivo singular nesta "idealização" do homem maravilhoso que Logan resulta: permitir que suas leitoras e leitores entendam bem que, SIM, eles merecem alguém assim. E merecem de tal forma que ler sobre como Logan agiu de forma bela ou justa ou etc deixa de ser "príncipe encantado" para tornar-se simplesmente LOGAN. Nada exagerado, forçado ou irritantemente falso. Logan age daquela forma porque ele foi construído para agir daquela forma; e foi bem construído. Então não sentimos que ele está deslocado. Sinceramente, fico muito feliz em ver um personagem tão lindo ser bem trabalhado.


"Ficar em silêncio com ela era melhor do que conversar com muita gente."


Conforme a história se desenvolve, podemos ver muito bem a profundidade de cada personagem. No mundo real, não existem pessoas completamente erradas, nem completamente certas. E "Entre Acordes" lida com estes esteriótipos muito bem, tentando desfazer este cliché. O afeto entre Charlie e Logan começa a crescer enquanto eles se ajudam e se divertem, sempre com uma verdade tão clara entre eles que a narrativa se torna dramática e leve ao mesmo tempo. O romance é muito gostoso de acompanhar, mesmo com seus altos e baixos, torcemos pelos dois sempre.

Charlotte é uma personagem maravilhosa, sempre muito forte e lindamente inspirada em Scarlett O'hara do clássico "E o vento levou"! Muito carismática, cheia de emoção e, acima de tudo, coragem. A cada página que a acompanhamos nos sentimos um pouquinho mais animadas, um pouquinho mais pensando "eu gostaria de ter esta atitude" e vemos aquela sensação gostosa de estar satisfeita com uma personagem. Em nenhum momento Charlie age de forma estúpida ou ilógica, ela é muito centrada e sempre busca o melhor para suas emoções e também para o seu bem. Gostei demais como ela é

Mas Logan tem que decidir. Fica com Charlie, traindo seu melhor amigo? Ou suprime mais ainda seus sentimentos para manter a paz? Será capaz de qualquer um dos dois? E mais problemas se acumulam enquanto vemos que Logan esconde algo pesado de Charlie, algo que tornaria o relacionamento deles quase impossível. Entre estes dois, o perdão poderia sobreviver?


"Se não puder me perdoar, tente ao menos não me odiar. Eu não suportaria."

Essa história de amor é muito emocionante e gostosa de ler! Além do romance entre Logan e Charlie, também temos muitos conflitos entre ela e a irmã, e tudo que ela perdeu e deixou de acreditar após o acidente. É maravilhoso ver como o amor fraternal delas era poderoso e significativo para as duas. Tanto nos gostos que dividiam, como na felicidade que cada uma buscava para a outra. É lindo demais.

"Parece que somos só nós duas novamente. (...) Para sempre e sempre."

Recomendo demais para aquelas pessoas que estão precisando de um "basta" no "Você não é suficiente" e no "Você nunca vai superar". Porque isto é mentira. E tudo vai dar certo. :)

E aí, vamos ler?

  • Share:

You Might Also Like

4 comentários

  1. Se pegar do Cris kellis 💋✍️

    ResponderExcluir
  2. Se pegar do Cris kellis 💋✍️.

    ResponderExcluir
  3. O grupo rbd
    Giovanni
    Miguel
    Diego.

    Lupita
    Mia.
    Roberta.

    ResponderExcluir
  4. O grupo rbd
    Giovanni
    Miguel
    Diego

    Lupita
    Mia.
    Roberta

    ResponderExcluir