[PRIMEIRAS IMPRESSÕES] The Notebook - Sparks, Nicholas

By Soul dos Livros - 20:09

Resenhista: Vitória V. Lussari


Boa noite, leitores!!

Estou super feliz por estar fazendo esse post, pois “The Notebook” é o primeiro livro de ficção que eu leio em inglês – já trabalhei com tradução pesada do inglês, mas só de livros teóricos, rs – e também foi o livro escolhido para a minha participação no “Desafio 12 Meses Literários” (link), criados por dois igs maravilhosos: @... @... (link) . Basicamente, eles reuniram os participantes em um Grupo no Facebook (link) e o desafio propõe um tema por mês para a leitura de um livro. Tem me ajudado muito a tirar meus livros da estante – que estão lá há mais de meses – e lê-los! Convido a todos a participarem e conhecerem, pois é sensacional e muito divertido!

Agora... As Primeiras Impressões!



ONDE ENCONTRAR (versão BR): AMAZON - SARAIVA - SKOOB

SINOPSE: “Quando me sentei para planejar a história de Noah e Allie, muitos anos atrás, nunca imaginei aonde minha própria jornada me levaria. Embora tenha gostado de escrever todos os meus livros, sempre terei um carinho especial por Diário de uma paixão.” – Nicholas Sparks

Duke é um homem simples com uma vida modesta, mas amou alguém de todo o coração e, para ele, isso sempre foi suficiente. Na clínica de repouso em que vive, Duke se dedica a ler poemas para os outros pacientes, mas, para uma senhora que sofre de Alzheimer – e somente para ela –, lê um diário especial à espera de que um milagre aconteça. Nele está escrita a emocionante história de Allie Nelson e Noah Calhoun, dois jovens que descobrem o verdadeiro significado da paixão, mas são separados por uma série de obstáculos e mal-entendidos.

Muitos anos depois, a vida dá conta de uni-los novamente e a paixão volta com todo o seu fulgor. Já noiva de um bem-sucedido advogado, Allie precisa optar entre manter o rumo estável de sua vida ou se entregar ao verdadeiro amor, correndo todos os riscos. Com a leitura do diário, Duke recorda a própria vida e, às vezes, a senhora consegue romper as barreiras da doença e retomar sua antiga identidade alegre e vivaz. E, sempre que isso acontece, Duke tem a certeza de que o amor relatado nas páginas do diário é a força mais poderosa do Universo. 'Diário de uma paixão' foi o primeiro romance publicado por Nicholas Sparks e é uma prova do talento que o consagrou por todo o mundo. Entremeando as histórias de Allie, Noah e Duke, ele construiu um conto romântico que se tornou um verdadeiro clássico.



Estou apaixonada por esse casal.

Nunca fui a maior fã de Nicholas Sparks, pois os livros dele sempre me pareceram prolongadamente tristes. Os poucos que eu conhecia a história – às vezes através de filmes, às vezes pela própria leitura do livro – reservavam para o leitor um final tenso e relativamente pesado, onde nem sempre o casal ficaria juntos, mesmo que se amassem. E temo profundamente que este seja o final dessa história.

Eu conheci a ideia geral da história do “Diário de uma Paixão” pela sua adaptação ao cinema: “Diário da Nossa Paixão” e sempre me atraiu. Nunca assisti o filme inteiro, porém, sabendo só alguns fatores por cima, de vezes que vi partes enquanto minha mãe assistia. O livro começa narrando um senhor entrando em uma espécie de hospital, carregando um diário nas mãos. Dá a parecer que ele faz aquilo praticamente todos os dias. Ele entra no quarto de uma paciente e abre o livro mais uma vez, para contá-la tudo ali escrito. O diário conta justamente a história do casal principal: Noah e Allie. A história dos dois se passa no pós-segunda-guerra e conta que os dois tiveram um romance de verão maravilhoso e profundo muitos anos antes, onde a família de Allie não achou que ele era digno dela, por ser de status inferior. Conforme a narrativa habilidosa de Nicholas Sparks nos leva pela vida de Noah, descobrimos tudo o que aconteceu com ele após a partida de Allie ao final do verão. E sofremos com ele ao saber que suas esperanças são poucas, embora o sentimento não se vá.

Nos primeiros capítulos vemos um Noah de cerca de trinta anos, que acaba de terminar de reformar uma casa que um dia sonhou em ter e dividi-la com Allie. E por ser um relativo marco na cidade do interior, sai uma matéria sobre a restauração. É assim que uma Allie, noiva e confusa, sai em busca de seu primeiro amor. A três semanas de seu casamento, vê-se impelida a encontrá-lo.

O reencontro é muito fofo, porém cheio de controles aqui e ali, os dois pouco a pouco sentindo a paixão retornar, mas sabendo que o noivado de Allie existia. Ao fim de uma noite que jantam e conversam horas, colocando os acontecimentos em dia, os dois se despedem perto do carro e Noah a pergunta: “Eu te verei amanhã?”. Allie sente que deveria responder que não seria o melhor, mas ao olhá-lo, responde: “Eu gostaria disso.” E assim, vemos o amor dos dois renascendo.

Prevejo muitas complicações sérias nesse nosso casal lindo. O noivo de Allie é um advogado afortunado, focado no trabalho antes de tudo, que parece ser perigoso para esses dois. Também tem a família de Allie, que com certeza não aprova Noah. Quero muito que os dois fiquem juntos, pois é um amor forte e profundo demais para que Nicolas Sparks realmente tenha coragem de separá-los.

Também não apareceu mais nenhuma cena com o senhor que está lendo o diário, me deixando quase esquecendo-o, rs. Mas ainda estou curiosa sobre a história dele, que só pela sinopse descobri chamar Duke. De início, o livro não conta seu nome.

Tive que me segurar na leitura para vir escrever este post, antes de ler mais. Os três primeiros capítulos chamam-se “Miracle”, “Ghosts” e “Reunion” (respectivamente: Milagre, Fantasmas e Reunião) e parecem definir um ponto central de cada capítulo, lindamente. Também são compostos por quase metade do livro – outro motivo para eu me segurar quanto ao famoso “só mais um capítulo”. A narrativa é muito boa, envolvente e nos leva à máxima curiosidade sobre a próxima palavra. Realmente estou gostando dessa leitura.

Espero terminar este livro logo, para poder descobrir se estes dois se sairão bem. Noah é um homem lindo e maravilhoso, Allie parece igualmente agradável. Eu não sei como lidar se o autor sacanear de verdade, esses dois! Espero que dê tudo certo. Ah, um aviso! No SKOOB, dá a parecer que "Diário de uma Paixão" tem uma sequência para a história: "O Casamento", mas não! São dois livros diferentes, e você pode ver isso através da sinopse. São personagens diferentes!

Mas e vocês? Já leram esse ou algum livro do Nicholas Sparks? Então me conta!


Muito obrigada!

  • Share:

You Might Also Like

0 comentários