[RESENHA #7] Veneno - Pinborough, Sarah

By Soul dos Livros - 21:11

Boa noite, leitores!

O livro Veneno me custou bastante para achar pontos positivos. E o casal escolhido (Branca de Neve e o Príncipe) foi um pouco negativo, mas será explicado certinho o por que lá no Instagram e Facebook ;)



SINOPSE: Sexy, sarcástico e de prender a respiração! Para os fãs de Once Upon a Time e Grimm, Veneno é a prova de que contos de fadas são para adultos! Não existe 'Felizes para sempre'! Você já pensou que uma rainha má tem seus motivos para agir como tal? E que princesas podem ser extremamente mimadas? E que príncipes não são encantados e reinos distantes também têm problemas reais?  Então este livro é para você! Em Veneno, a autora Sarah Pinborough reconta a história de Branca de Neve de maneira sarcástica, madura e sem rodeios. Todos os personagens que nos cativaram por anos estão lá, mas seriam eles tão tolos quanto aparentam? Acompanhe a história de Branca de Neve e seu embate com a Rainha, sua madrasta. Você vai entender por que nem todos são só bons ou maus e que talvez o que seria 'um final feliz' pode se tornar o pior dos pesadelos! Veneno é o primeiro livro da trilogia Encantadas, e já é um best-seller inglês. Sarah Pinborough coloca os contos de fadas de ponta-cabeça e narra histórias surpreendentes que a Disney jamais ousaria contar. Com um realismo cínico e cenas fortes, o leitor será levado a questionar, finalmente, quem são os mocinhos e quem são os vilões dos livros de fantasia! 





O livro não é mal feito, em geral. A escrita da autora também não é lá muito lenta ou entediante. O problema (talvez para muitas pessoas tenham sido o positivo do livro) foi que a autora quis deixar as personagens femininas tão independentes e "faço o que eu quero" que acabou por ser um livro bastante apelativo. Cenas de sexo por qualquer motivo e outras cenas até incoerentes. Fiquei em dúvida se eu conseguiria tirar boas coisas dele, visto que nenhuma das cenas (houveram 3, se não me falha a memória) ficaram 100% lógicas e eu não fui fã do jeito que ela escolheu para demonstrar o ato. Mesmo depois de eu ler e ter decidido excluir as coisas ruins, tentei ver as cenas de um jeito mais tranquilo e positivo. Consigo entender um pouco a do Caçador com a Rainha, ok. E a da noite de núpcias até vai, mas ainda achei exagerada a reação da Branca de Neve. Do nada ela é uma deusa do sexo? Rsrs. De qualquer forma, a do Caçador e da Branca de Neve (sim, o caçador pega geral, rsrsrs) ficou totalmente fora de contexto. Foi uma cena bem fraquinha e eu fiquei bem: "Aff, acho que ela ficou sem coisa pra escrever no fim do capítulo".

Depois desse quase desabafo, vamos falar das partes boas. A história que Pinborough escolheu contar é mais centralmente a da Branca de Neve, que já estaria com 20 anos. Traz a Rainha (Madrastra) como uma mulher poucos anos mais velha que a Branca, com 24 e o Rei velho e gordo que se vai para a guerra (e morre lá). O livro como um todo foi bem emendado e dificilmente deixou a desejar demais quanto à história. No primeiro livro eu não pude ver totalmente isso, pois tem um fim, mas não tem um fim, rsrs. Como já li os três, posso dizer que (nem de longe) o primeiro seria o melhor, mas é minha opinião forte que: uma coisa nova, vale a pena conhecer nem que seja para falar mal. A história não é a mais comum, o desfecho real da Branca de Neve só se dará no final do segundo livro (que conta a história central sobre a Cinderella) e não é mesmo o que se espera (para bom ou para ruim) e, sim, eu achei meio forçado. Para quem leu, o final dela ficou meio deslocado e não pelo o que aconteceu em si, mas pelo jeito bobo que ficou a cena de "namoradinhos felizes e fofos" do nada, considerando o livro que ela escreveu até ali, rs. Decidi fazer uma versão sem spoilers então farei um resumo por cima mais das personagens que da história em si.

A Branca de Neve foi uma personagem que eu realmente queria que ela tivesse aparecido mais. A versão criada por Pinborough nos dá uma moça alegre, muito ativa e quase moleca, sem perder o charme de uma mulher. Ela é bem humorada, divertida e mesmo sendo um pouco alheia ao viver de como deveria uma princesa, ela não deixa de fazer o papel nobre que lhe é esperado. Não deixa de ser séria quando deve. E acho que foi uma personagem que foi mal explorada, considerando que ela não agiu muito.
 
A Rainha é uma mulher que conhece a própria beleza e sabe que é a maior arma que tem, sendo bastante ardilosa quanto à sua sedução. É uma mulher que tem magia, embora não a use cotidianamente. No início você não tem certeza se ela quer ou não o mal de Branca de Neve, e até o final do livro você acha que sim, mas fica incerto. Acho que foi outra personagem que me interessou, embora não tanto quanto o Caçador por exemplo, mas sua aparição no segundo livro foi meio de paraquedas...
 
O Príncipe é uma personagem que você sempre está desconfiado se é ou não uma má pessoa. Ele se apaixona por Branca ao se perder pela floresta e encontrar seu caixão, sendo acudido pelos anões por estar ferido e passa seu tempo com ela. No final, descobrimos que além de mimado e egoísta, o Príncipe pode ser dissimulado a ponto de confundir-se com o vilão. Eu acho que vale a pena ler esse livro só pra odiar esse aí, rsrs. Considerando que ele reaparece nos outros livros (isso eu até que achei interessante, mesmo oO) também.
 
O Caçador é de longe minha personagem favorita em todos os 3 livros da saga (ele também aparece em todos *-*), embora neste primeiro livro e talvez no segundo também, ele seja somente o exemplo de homem que "uma verdadeira mulher, confiante, que sabe sua beleza etc" escolheria, sendo o contraste para o Príncipe. Honra o código do clã caçador e vive por esse código, que preza a natureza e encara os humanos como animais também e por isso vê o sexo com bastante simplicidade. Não por isso é meu favorito, mas por sua praticidade e personalidade em geral. As cenas de sexo em que ele aparece não são exatamente necessárias ou lógicas, mas a gente releva e segue a vida por ele ser um cara lindo e legal, rsrs.
 
O livro como um geral foi uma boa versão da história, interessante, mas não esplêndida. Eu realmente me surpreendi com o final e morri de ódio com ele, embora tenha achado que a única coisa realmente uau no livro seja este. Não recomendo para quem não tem paciência e muito menos para quem não sabe lidar com as cenas de sexo que, embora não sejam explícitas, ainda são descritas pelo menos por cima (e com um romantismo exagerado, eu admito). Recomendo para quem quer uma versão diferente das coisas e está animado o suficiente para chegar até o final independente de ser ruim ou bom.
 
Minhas três palavras para ele serão decepcionante - já que eu tinha uma expectativa bem maior - novidade e interessante. Eu realmente não gostei de como ficou esse livro, tive que me esforçar bastante para continuar a ler a série, mas admito que a coisa melhora um pouco (infelizmente só no terceiro de fato). Não sei se vou falar do segundo livro em resenha, então vou deixar um gostinho. A Cinderella ficou bem sexualizada, embora seja uma personagem interessante. Eu achei bem legal o jeito que a autora a colocou sobre um outro ângulo (bem cruel, até) e a mostrou como uma personagem bem ambiciosa. Curti o final dela, achei super lógico e certo, e a irmã do mal (que não sabemos bem se é mesmo do mal antes do meio do livro) Rose foi uma personagem que eu queria muito que fizessem uma história só dela.

Leu o livro e tem opiniões diferentes? Comenta aí! Vamos conversar sobre ;)
Desculpem a resenha demorada, espero que tenham gostado. Até mais tarde com mais um livro surpresa!!

  • Share:

You Might Also Like

0 comentários