[RESENHA #21] A Seleção - Cass, Kiera

By Soul dos Livros - 19:52

Mais uma resenha!! Avisando: esta resenha é negativa sobre o livro. Peço que não use palavras feias quando for xingar muito no twitter (ou nos comentários), rsrsrs. Obrigada! Rsrs.


SINOPSE: Para trinta e cinco garotas, a “Seleção” é a chance de uma vida. Num futuro em que os Estados Unidos deram lugar ao Estado Americano da China, e mais recentemente a Illéa, um país jovem com uma sociedade dividida em castas, a competição que reúne moças entre dezesseis e vinte anos de todas as partes para decidir quem se casará com o príncipe é a oportunidade de escapar de uma realidade imposta a elas ainda no berço. É a chance de ser alçada de um mundo de possibilidades reduzidas para um mundo de vestidos deslumbrantes e joias valiosas. De morar em um palácio, conquistar o coração do belo príncipe Maxon e um dia ser a rainha. Para America Singer, no entanto, uma artista da casta Cinco, estar entre as Selecionadas é um pesadelo. Significa deixar para trás Aspen, o rapaz que realmente ama e que está uma casta abaixo dela. Significa abandonar sua família e seu lar para entrar em uma disputa ferrenha por uma coroa que ela não quer. E viver em um palácio sob a ameaça constante de ataques rebeldes. Então America conhece pessoalmente o príncipe. Bondoso, educado, engraçado e muito, muito charmoso, Maxon não é nada do que se poderia esperar. Eles formam uma aliança, e, aos poucos, America começa a refletir sobre tudo o que tinha planejado para si mesma — e percebe que a vida com que sempre sonhou talvez não seja nada comparada ao futuro que ela nunca tinha ousado imaginar.




Muito bem, vamos falar de Seleção. Como eu posso dizer...? Eu fiquei muito, muito decepcionada quando entendi o que era o processo conhecido como A Seleção. Gente, desculpa, mas a tal competição ser um monte de mulher competindo pelo amor do Príncipe é meio... né? Não sei. Não gostei, rs. Esperava algo bem mais sério e pesado que isso. Outro motivo para eu não entender porque colocam a série como similar a Jogos Vorazes, quem criou essa comparação definitivamente não leu nem a sinopse, rsrs. Esse pessoal tem que fazer que nem eu: vai falar mal? Leia o livro! - Toda vez que falo desse livro digo que eu não leria de novo, embora tenham cenas que eu realmente ache boas e legais. Muitas. Eu só não gostei mesmo é da história em geral.

A história conta sobre um "ex-estados unidos" que passou por um período de caos/guerra que não contam muito e atualmente tem um sistema de castas (talvez esse seja o único ponto comum com Jogos Vorazes?) que indica sua faixa de renda e quais profissões você é permitido praticar. Não tem mudança de castas a não ser que você tenha uma mudança extraordinária de renda ou fama, como ocorre com o irmão de America, a personagem principal. Nessa sociedade há uma monarquia e existe um sistema de escolha para determinar a noiva do Príncipe que dita que qualquer mulher de uma certa idade - independente do nível de casta - que se inscrever (se selecionada) pode participar da competição. As meninas selecionadas tem que passar por alguns ensinamentos para se portarem como princesa e tals. America nunca quis isso. Mas sua mãe a escreve e sua beleza a coloca no jogo. Disposta a fugir de um coração partido, vai sem resistir muito. O problema é que agora terá que lidar com o Príncipe.

Essa série foi um desafio que minha prima me fez. Eu prometi ler qualquer livro/série que ela realmente gostasse e (mesmo com um preconceitozinho) estava curiosa para ler A Seleção de qualquer forma, visto que já tinha sido recomendada a mim outras vezes. Peguei o primeiro livro e mergulhei. Faz tempo que eu li o primeiro livro, então talvez não tenha muito o que contar, mas admito que não foi uma total perda de tempo. Fiquei muito decepcionada com o que era a seleção, e com o fato de a todo momento a personagem principal America ter um duplo amor com Aspen (o quase noivo e guarda do castelo) e Maxon (o Príncipe). Juro que eu não esperava esse triângulo todo, jurava que ela nem ficava afim do Príncipe, mesmo. Porque eu gostei tanto da ideia de ela ser a confidente dele e amiga naquela competição que mal ligava para o fato de que era um reality show sobre quem será a namorada escolhida pro Maxon.
O livro não tem uma escrita ruim, é gostoso até de ler, mas eu acho que a série não deveria ter feito em trilogia. Não há necessidade e a história ficou não só prolongada demais como acabou perdendo o brilho. Ficou com cara de: "bem, com 3 livros é mais vendas, fechou. Vai ser uma trilogia." e isso não é muito legal. Acho que se o livro fosse melhor trabalhado pela autora, e até pelo próprio editor ou conselheiro que a ajudou com a montagem do livro, a história poderia ter sido feita - talvez não em um livro - mas finamente em dois ótimos volumes.

Obrigada por me acompanharem aqui nessa resenha :) Boa noite!

  • Share:

You Might Also Like

0 comentários