[RESENHA #13] Como Eu Era Antes de Você - Moyes, Jojo

By Soul dos Livros - 19:00

Booa noite, leitores! Em mais uma resenha do Junho Soul trazemos a sensação do momento, que hoje mesmo estreia nos cinemas ;)


SINOPSEEm Como eu era antes de você, Lou Clark é uma jovem cheia de vida e espontaneidade, que sabe uma porção de coisas. Ela sabe quantos passos separam sua casa do ponto de ônibus. Sabe que adora trabalhar como atendente em um café e sabe que provavelmente não ama seu namorado, Patrick. O que Lou não sabe é que está prestes a perder o emprego, e que isso a obrigará a repensar toda sua vida.

Will Traynor, por sua vez, sabe que o acidente com a motocicleta tirou dele a vontade de viver. Ele sabe que o mundo agora parece pequeno e sem graça, e sabe exatamente como vai dar um fim a tudo isso. O que Will não sabe é que a chegada de Lou vai trazer de volta a cor à sua vida. E nenhum deles desconfia de que esse encontro irá mudar para sempre a história dos dois. 





Eu estava animada para ler esse livro desde que saíram os trailers e ouvi várias pessoas delirando por isso. Fiquei muito curiosa e admito que encantada com tudo o que o trailer mostrava. Porém, nunca cheguei a ler sequer a sinopse, disposta a ir limpa para a leitura. Três palavras: diferente, mediano, real.

Este livro me deixou um pouco confusa. Conta a história de Louisa, uma moça que fica sem emprego e aceita trabalhar para Will, um tetraplégico de 35 anos que descobrimos não querer mais viver e que decidiu passar pelo suicídio assistido (com assistência) em seis meses. Este é o tempo limite do contrato de Lou, que só descobre para que foi realmente contratada depois de alguns meses. No início ela decide se demitir, determinada a não fazer parte daquilo, mas depois compromete-se a fazer de tudo para que Will volte a ter a vontade de viver.

Não vou contar o final, é claro, rs. Mas tenho que admitir que me decepcionei. Algo muito radiante me encantou com todas as pessoas caindo de amores por esse livro e comecei a ler com uma expectativa que leria algo realmente bom. Talvez seja porque li "A Rosa da Meia Noite" e tenha achado a história de Anahita muito mais tocante que a que se passa neste livro, ou por eu ter um caso de tetraplegia na minha família e ter um pouco a opinião de que a pessoa tem que se esforçar para viver o quanto puder. Eu sou leiga, nunca passei por essa situação de alguém próximo decidir que não aguenta mais e decidir tentar acabar com tudo. Mas ao mesmo tempo me decepcionei como jeito que a autora lidou com a história. Gostei da escrita, o livro não é longo, mas notei que a todo momento eu queria ver a parte em que eles viajavam realmente e saber se ela conseguiria, afinal, mudar a cabeça dele. E tudo acontecia tão lentamente que fiquei bem lendo por obrigação. Achei a história um pouco fraca, na verdade.

Acho que o que realmente me afetou nesse livro foi que eu esperava uma narrativa mais forte ou emocionante do que a que encontrei. Acabei por ficar mais indignada do que realmente tocada por tudo o que ocorria. Gostei, porém, do lado de mostrarem como Lou foi mudada por Will e como a vida dela sofreu um chacoalhão de valores. Tanto quanto ao que ela queria da vida, quanto ao que achava que tinha direito. Gostaria que tivessem se prolongado um pouquinho mais sobre o que aconteceu com ela no labirinto, mas achei que foi o suficiente para entendermos o que a fez mudar.

Recomendo para quem quer uma história diferente e uma visão nova das coisas. Eu nunca tinha visto este lado mostrado pela autora, por isso foi uma coisa interessante de se ter, embora de forma rasa. Não recomendo se você não tem paciência, sério. Rs. Eu tenho lido livros esse mês que tem que ter bastante resistência contra a vontade de abandonar legal. (Este não sendo tanto assim um dos casos) Se bem que, se você quiser abandonar a leitura, faça, rs. Ninguém vai realmente poder te criticar por isso! Gostos e gostos, né? ;)

Obrigada por mais uma noite me acompanhando! Até amanhã com mais um casal! ^^

  • Share:

You Might Also Like

0 comentários